Oque é Downhill ?
Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. ,Uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal a modalidade teve a sua origem em Porto (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas Hippies da época, cansados do uso da Bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwiin) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e Freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da Industria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.
As competições de Downhill são recentes, que teve seu primeiro Campeonato Mundial realizado no Colorado (USA, em 1990, e vencido pelo norte americano Greg Herbold. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991 eram praticadas com bicicletas para o Cross Country(modalidade, na época, muito mais difundida que o DH). As pistas eram verdadeiros estradões de terra, com trilhas abertas sem grandes obstáculos onde se priorizava a velocidade. Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks (trilhas estreitas), pedras, drop-off (degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e duplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas), ou mesas (o mesmo que o duplo só que com o vão preenchido). Fazem parte das dificuldades que também aguçam a técnica do Piloto, raízes, valas, erosões e a lama. Estas dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os equipamentos de proteções.
Regulamentos do Downhill
PROVAS DE DESCIDA (DOWNHILL)
1. Organização da competição.
Uma prova de descida desenrola-se segundo um sistema de descida único e pode acontecer usando uma das duas formas apresentadas abaixo:
- uma descida de qualificação, seguida de uma semi- final que conduz a uma final, onde o mais rápido é proclamado vencedor (sistema utilizado na taça do mundo).
- uma descida de classificação que determina a ordem de partida, seguido de uma descida oficial onde o mais rápido é proclamado vencedor (sistema utilizado no campeonato do mundo).
Um sistema baseado em duas corridas onde o melhor tempo de uma das duas corridas é comutado para o resultado final, pode ser adotado em circunstâncias excepcionais e sujeito a uma autorização que deve ser pedida antes à comissão mountain bike da UCI.
Um sistema baseado em duas corridas, cuja média dos tempos ou a combinação de ambos não é autorizado.
2. Percurso.
O percurso de downhill deve apresentar um modelo de descida.
O percurso deve conter diversos tipos de terrenos: pistas estreitas e pistas largas, caminhos entre florestas, nos campos, bosques e estradas com cascalho. Deve ainda apresentar uma variação de técnica e velocidade. Mais que a capacidade do ciclista para pedalar, deve ser testada sua habilidade técnica.
A duração do percurso e a duração da prova obedecem ao seguinte critério:
Mínimo | Máximo | |
Comprimento do percurso | 1.500 metros | 3.500 metros |
Duração da prova | 2 minutos | 5 minutos |
Uma prova que se desenvolva durante um tempo inferior à duração mínima não pode ser realizada a menos que seja feita uma solicitação junto à comissão de mountain bike da UCI.
O percurso das provas de descida deve ser totalmente separado de qualquer outra prova realizada no mesmo local. Quando estiver a decorrer outra prova que não a de downhill no mesmo local o organizador deve-se certificar que os dois percursos não estejam a ser usados simultaneamente.
A largura das zonas de partida e chegada deverá ser de pelo menos 2 metros e 6 metros, respectivamente. A zona de partida deve ser coberta.
Deve ser colocada uma zona de travagem de pelo menos 50 metros depois da linha de chegada. Esta zona deverá ser livre de obstáculos.
3. Equipamentos e acessórios de proteção.
Proteções obrigatórias para todas as categorias:
- Capacete de proteção integral homologado e apertado é obrigatório. O capacete tem que estar equipado com pala.
- Proteção dorsal, dos cotovelos e dos joelhos em material rígido;
- Calças compridas e fabricadas em material resistente (não justas ao corpo), incluindo protecções do joelho e da tíbia. É permitido o uso de calções largos fabricados em material resistente desde que usado com proteções dos joelhos com superfície rígida;
- Camisola de manga comprida;
- Luvas integrais (que protejam os dedos);
Proteção veemente recomendada:
- Proteção da nuca e das cervicais;
- Proteção das tíbias e coxas;
- Proteção dos ombros em material rígido;
- Sapatinhas e ou tênis desportivos de sola rígida;
Todos os corredores que não disponham do equipamento de proteção obrigatório serão recusados à partida.
Todos os corredores deverão efetuar a totalidade do percurso com o seu equipamento de proteção regulamentar obrigatório sob pena de desclassificação.
Acessórios
O uso de micro-câmaras de filmar montadas nos capacetes, bicicletas ou qualquer parte do corpo dos atletas não é permitido nas mangas de qualificação e finais.
Como praticar Downhill
Treino Físico
Para se ser um bom praticante de Downhill é necessário ter uma excelente forma física. Não é necessário apenas saber descer visto que em muitas pistas de Downhill o atleta tem de passar por umas quantas subidas. Deve-se treinar sprints que são muito úteis em zonas mais fáceis de um percurso de Downhill assim como se deve treinar a resistência, necessária a qualquer modalidade do ciclismo.
Treino Técnico
- No Downhill é necessário ter um pouco de preparação física, mas tal como o nome indica esta modalidade privilegia a descida, sendo assim é necessário ter bastante treino de descida. Para tal tente encontrar descidas técnicas e tente ultrapassa-las se encontrar descidas longas melhor porque assim treina a técnica de descida e a resistência.
- Nunca deve treinar Downhill sozinho, pois se tiver o azar de cair não terá ninguém para ajudar.
- O treino de saltos também é muito importante, uma vez que, numa pista de downhill existem sempre vários saltos que terá de efectuar. Um bom local para treinar os saltos pode ser por exemplo as pistas de motocross.
- Deve examinar e analisar cuidadosamente a pé as descidas que ainda não conhece. Deve sempre gastar um pouco de tempo a estudar os trilhos mais técnicos antes de começar a descida com bicicleta. Durante a descida tudo acontece muito rápido, para tal deve manter-se relaxado, sem estar ansioso.
- Em alta velocidade durante a descida deve-se olhar um pouco para a frente do trilho, por volta de uns 10 ou 20 metros, às vezes até mais que isso. Quanto mais cedo identificar os obstáculos melhor, mas deve-se ter em atenção o obstáculo que se está a transpor.
Técnica de descida
- Por forma a ter um melhor controlo sobre a bicicleta durante descidas técnicas, deve-se utilizar tudo o que tiver ao nosso dispor para amortecer os embates com os obstáculos. Para tal, para além dos amortecedores da própria bicicleta, se enquanto descemos mantivermos os joelhos e cotovelos flectidos torna-se mais fácil transpor os obstáculos, uma vez que as vibrações provocadas pela irregularidade do piso são absorvidas mais facilmente.
- Durante a descida deve-se manter os pedais alinhados na horizontal, de modo que se houver uma pedra ou raízes a passar pelas rodas, não batam nos pedais. À velocidade a que se desce uma colina no Downhill se algo colidir com os pedais o downhiller pode perder completamente o controlo da bicicleta e pode mesmo cair.
- Nas descidas íngremes, muito características do Downhill, deve-se inclinar para trás, ou seja, colocar o traseiro quase atrás do assento da bicicleta. Assim o peso fica mais sobre a roda traseira, diminuindo assim a probabilidade de se for necessário usar o travão da frente a roda não imbicar ou derrapar e provocar a queda do downhiller.
Os melhores Downhillers
Na tabela seguinte estão os 20 melhores downhillers do ranking da UCI a 02 de Julho 2012, este ranking é atualizado e calculado de acordo com as prestações dos atletas.
[Fonte: UCI]
Aaron Gwin "o melhor da actualidade"
Aaron Holmes Gwin é um downhiller profissional nascido nos Estados Unidos da América, mais propriamente em Morongo Valley, Califórnia. Ele recentemente ganhou o Campeonato do Mundo de Downhill, relegando para segundo lugar Greg Minnaar (três vezes o melhor do mundo) e para terceiro lugar o anterior melhor do mundo Gee Atherton. Actualmente ocupa o primeiro lugar do ranking da UCI para o downhill.
Muitos consideram-no o salvador do downhill americano desde que terminou no décimo lugar do Mont-Anne World Cup, sendo assim, o primeiro downhiller americano no top 10 desde 2004.
Como Iniciou a sua carreira
Aaron Gwin começou a sua carreira no ciclismo bastante cedo, aos 4 anos já praticava BMX. Aos 8 anos correu em todos os nacionais. Aos 12 trocou as bicicletas pelas motas e quando fez 17 anos acabou por desistir do motocross devido a varias lesões sofridas. Em 2008 quando tinha 20 anos recebeu uma bicicleta emprestado pelo seu colega e grande amigo Cody Warren que o encorajou a competir numa corrida. Na sua primeira corrida em Fontana Winter Series ele ficou em terceiro e a partir dai nunca mais parou.
Estilo
Muito do estilo e das habilidades apresentadas por Gwin vêm dos seus dias em que praticou motocross. Ele também beneficiou dos vários anos em que praticou BMX nos seus resultados de Dual Slalom and Mountain Cross. Em Novembro de 2010 Aaron juntou-se à equipa Trek World Racing depois de se mudar para Temecula, Califórnia.
Classificações em 2012
2º classificado, Pietermaritzburg, África do Sul.
3º classificado, Sea Otter Classic Downhill .
2º classificado, Port Angeles Grand Prix Downhill.
1º classificado, Val Di Sole, Itália.
1º classificado, Fort William, Escócia.
1º classificado, Mont Saint Anne, Canadá.
Nicolas Vouilloz "o melhor de sempre"
Nicolas Vouilloz nasceu a 8 de Fevereiro de 1976 em Nice, França. Nicolas é um ex-downhiller que dominou a modalidade na década de 90, conquistando por dez vezes o titulo de campeão mundial.
Carreira profissional
Nicolas começou a sua carreira a competir pela equipa francesa Sunn-Chipie em 1991. Logo no seu primeiro ano de competição, Nicolas ganhou o campeonato francês de Downhill, na categoria de juvenis.
Em 1992, 1993,1994 foi consagrado campeão mundial de juniores. Como sênior a partir de 1995 ganhou nada mais nada menos do que todos os campeonatos do mundo até 2002, com a excepção do campeonato do mundo de 2000, em que um furo o deixou em oitavo lugar. Venceu ainda 5 Edições da Taça do Mundo da UCI, 3 Campeonatos Europeus, 7 Campeonatos da França, 2 Taças de França e 2 Avalanche Cup.
Após ter-se sagrado campeão do mundo de Downhill em 2002 Nicolas deixou o Downhill e dedicou-se ao Rally. Mais tarde, após 5 anos longe do Mountain Bike, Vouilloz voltou a correr profissionalmente no downhill em 2007 na quarta etapa da Taça do Mundo de Downhill da UCI em Champery, na Suiça, competindo pela equipa Lapierre Ultimate Cycles.
Emanuel Pombo "o melhor Português"
Actualmente com 25 anos Emanuel Pombo é considerado por muitos o melhor downhiller do país. Emanuel Pombo nasceu na Madeira mas veio para o continente com 20 anos com o propósito de tirar a licenciatura em Turismo na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Mas não foi apenas a licenciatura que o fez vir para o continente, o downhill foi outra das razões pois grande parte das provas nacionais são no continente.
Como começou no downhill
Aos 12 anos aprendeu a andar de bicicleta e aos 14 iniciou-se na modalidade, foi através da internet que conheceu o downhill e após o irmão mais velho comprar uma bicicleta decidiram fazer uns trilhos perto de casa e começar a praticar. Mais tarde participou numa prova e acabou por fazer um bom resultado o que o motivou a continuar.
Carreira
De monte em monte, de serra em serra, Emanuel Pombo já ganhou tudo o que estava ao seu alcance em Portugal. Teve uma grande e rápida ascensão na modalidade, mas, como se costuma dizer, quanto maior é a subida, maior é a queda. Irónico, num desporto em que o objectivo é descer.
A 1 de Agosto de 2010, Emanuel Pombo enfrentou essa dura verdade. No topo de forma, conseguiu ser um dos qualificados finais para a Taça do Mundo, em Val di Sole, Itália, numa prova onde costuma estar “a nata mundial”. Com a bicicleta a atingir uma média de 60 quilómetros por hora, Emanuel embateu violentamente com a cabeça numa árvore. O impacto foi bastante violento, houve uma compressão na coluna, até que uma das vértebras cedeu, neste caso a D3.
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